Os líderes do Escutismo do Quénia usam os métodos dos Ministros Voluntários para ajudar na sequência dos deslizamentos de terra no Uganda

Os escoteiros de Quénia, que foram treinados para Ministros Voluntários, ajudaram na ação de busca e salvamento após deslizamentos de terra no Distrito Bududa do Uganda.
Ministros Voluntários envolvem–se em busca e salvamento

Uma equipa de Escuteiros do Quénia que também são Ministros Voluntários viajou para o Uganda no mês passado, aquando dos deslizamentos de terra que mataram 94 pessoas e desalojaram 30.000 das suas casas. Liderados por Elly Rajab, 22, os Escuteiros juntaram–se à equipa de resgate do Exército do Uganda em busca de 500 pessoas desaparecidas na zona afectada pelas inundações.

Chegados ao Uganda vindos de Nairobi, Rajab e a sua equipa souberam onde a sua ajuda era mais necessária pelos sobreviventes em acampamentos de pessoas deslocadas, a Cruz Vermelha e o Exército do Uganda. Com centenas de pessoas ainda desaparecidas, a primeira prioridade foi o trabalho de busca e salvamento que tinha de ser feito manualmente com pás e picaretas, pois o uso de maquinaria pesada poderia provocar mais deslizamentos de terra no solo totalmente saturado.

Os Ministros Voluntários também distribuíram comida e suprimentos e entregaram as técnicas simples mas poderosas de Scientology, chamadas “Ajudas”, desenvolvidas por L. Ron Hubbard para ajudar as pessoas nos acampamentos a superar a desorientação e trauma de perder as suas casas, famílias e bens.

Em Nairobi, no ano anterior, Rajab tinha–se treinado como um Ministro Voluntário de Scientology para adquirir habilidades práticas que ele e os seus companheiros líderes escutistas poderiam usar para ajudar o povo do seu país. Após concluir treino grátis on–line em habilidades de comunicação, resolução de conflitos, noções básicas de organização e de outros temas, oferecidos em www.volunteerministers.org, Rajab no outono de 2009 organizou as coisas para que os líderes do Escutismo do Quénia de Mombaça, Marsabit, Kisumu e Nakuru, se juntassem a ele em Nairobi para uma série de seminários ministrados por um Ministro Voluntário, enviado dos Estados Unidos para o Quénia. Desde os seminários, os dirigentes escutistas têm sucessivamente treinado centenas de Escuteiros nas suas próprias regiões na tecnologia de Ministro Voluntário de Scientology.