Resposta ao Desastre do Ministro Voluntário: Hospital Geral de Port–au–Prince

O terramoto do Haiti de 12 de janeiro matou mais de 200 mil pessoas, deixou cerca de 300 mil feridos a necessitar de tratamento imediato e esmagou as instalações médicas do Haiti. Ayal Lindeman, uma enfermeira licenciada, do corpo de paramédicos e Ministra Voluntária, foi uma das primeiras pessoas a responder à catástrofe. Um veterano de esforços de auxílio serviu na Zona de Impacto depois do 11 de setembro e no furacão Katrina em 2005, mas diz que nada o preparou para o que ele viu quando chegou ao Hospital Geral de Port–au–Prince.

Ayal Lindeman no Haiti
Os médicos lutavam para salvar vidas na sala de operações, fazendo operações sob condições primitivas, sem anestésicos, esterilização ou mesmo as provisões ou equipamentos mais básicos. Lindeman e outro Ministro Voluntário, o Dr. Darrell Craig, um dentista da Califórnia, meteu-se logo ao trabalho para fazer tudo o possível para ajudar. No final do primeiro dia Lindeman e Craig souberam que não havia turno noturno no local para cuidar dos doentes e assumiram os cuidados de quatro alas durante a noite, cuidando de quarenta pacientes em estado crítico.

Eles encontraram pacientes deitados em camas sem lençóis, com os corpos sujos de resíduos corporais e sangue. Três pacientes morreram lá só na última hora, e percebendo que muitos dos pacientes não iriam sobreviver sem cuidados, eles trabalharam durante toda a noite até à chegada do Corpo Médico Internacional às 8 horas da manhã seguinte. Dois pacientes quase morreram nessa noite. Um arrancou o tubo intravenoso e sangrou quase até à morte, o outro quase se afogou de uma acumulação de líquido nos pulmões.

A noite nas enfermarias tinha outros desafios. Quando as luzes falharam, Lindeman e Craig foram forçados a cuidar de pacientes à luz de lanterna até que os médicos do exército lhes deram varas de luz química — tubos de plástico que fornecem luz durante cinco horas quando abertos.

Havia tantos pacientes e tão poucos recursos profissionais que as famílias dos pacientes estavam a prestar a maior parte dos cuidados aos pacientes. Mas a comida era escassa. Não só não havia nenhuma para as famílias, mas também não havia nenhuma para os pacientes, e por isso Lindeman e Craig procuraram obter alimentos e água para os pacientes e as suas famílias.

Uma noite, um paciente sofreu uma crise cardíaca e respiratória grave e não havia nem medicação nem oxigénio para o ajudar a ultrapassá–la. Um médico russo de serviço e um médico de emergência que tinha sido cirurgião de campo do exército dos EUA, improvisou misturando os medicamentos que eles tinham e juntos eles mantiveram o paciente vivo o tempo suficiente para o levar para os Estados Unidos para a cirurgia de que ele precisava que lhe salvaria a vida.

Foi dito a um jovem na enfermaria que se eles não lhe amputassem a perna, ele morreria. Ele recusou–se a fazer a operação, dizendo que não queria viver com uma só perna. O Lindeman conversou calmamente com ele, ajudando–o a considerar as suas opções. No fim, ele escolheu viver, e foi em frente com a operação.

O Lindeman estava a dar assistência numa cirurgia quando uma hemorragia abdominal de uma mulher jovem pôs em risco a vida dela por falta de pinças para a parar. Lindeman usou o seu Leatherman, uma ferramenta para todos os fins, como uma pinça, que a manteve viva o tempo suficiente para a mudar para o Navio Hospital USS Comfort para receber a ajuda de que precisava.

A equipa de Lindeman continuou a trabalhar no Hospital Geral durante as últimas três semanas, cuidando de 50 a 300 pacientes por noite, muitas vezes fazendo turnos de vinte horas. As enfermarias estão mais limpas agora e a iluminação é melhor, e têm pessoal de dia e de noite.

O trabalho continua, e enquanto os voluntários começam a voltar para casa, mais são necessários para levar adiante um esforço de alívio que o Secretário Geral da Cruz Vermelha Internacional previu que se manterá por mais seis meses a um ano.