UNIR PARA AJUDAR NA ESTEIRA DUM DESASTRE EM DALLAS

Os VMs limpam os escombros e salvam as suas posses perto das mais de 1200 casas destruídas pelos tornados.

Os Ministros Voluntários e outros juntaram forças, em resposta ao pior desastre que atingiu a Grande Dallas em meio século.

O dia depois do Natal, nove tornados rasgaram as cidades do Texas de Garland e Rowlett.

Os carros voaram para fora das pontes, mais de 1200 casas estragadas ou destruídas e mais de 10 pessoas mortas no pior desastre que atingiu a Grande Dallas, em mais de 50 anos. Na escala usada a taxa de intensidade de tornados, estes ficaram em segundo lugar aos mais severos conhecido pelo homem.

Em breve, nove Ministros Voluntários (VMs) de Dallas juntaram‑se para responder, registando‑se no Centro das Organizações Voluntárias Ativas em Desastres, onde foram atribuídos a uma das piores áreas na cidade de Garland.

Logo de seguida, os VMs conheceram o Pastor Jose Ortega da Associação Nacional de Igrejas Cristãs (NACC) de Serviços a Desastres, um veterano de 20 anos no campo de resposta a desastres.

O Pastor Ortega e os Ministros Voluntários tornaram‑se parceiros de imediato no esforço de socorro, preparando uma grande tenda dos VMs junto à estrada fora da Igreja de Deus do Central Park de Garland, a partir do qual coordenavam voluntários, donativos e distribuições.

O Pastor Ortega e os Ministros Voluntários a seguir estabeleceram um ponto de entrega para a Primeira Igreja Cristã em Rowlett, estrategicamente localizada na intersecção de duas das principais estradas entre os bairros danificados. Aqui, eles erigiram uma segunda tenda dos VMs, destacando‑se dos escombros com o amarelo brilhante, significando a todos na área que isto foi onde eles podiam vir ajudar. O Pastor Ortega e a equipa de VMs até organizaram que o Centro Beckley Dream sem fins lucrativos de Virgínia Ocidental conduzisse um camião com comida cerca de 1700 quilómetros para ajudar no esforço de socorro.

“De manhã cedo até muito depois da escuridão no frio de rachar, estavam constantemente disponíveis e graciosamente dispostos a ajudar com o que fosse necessário fazer.”

Centenas de residentes encheram a tenda dos VMs para comida, suprimentos, lonas, ferramentas e compartimentos, bem como informação e coordenação para acalmar a confusão na esteira do desastre. Os donativos chegaram lá num fluxo constante e estes foram prontamente distribuídos às famílias na área afetada.

Os VMs juntaram‑se logo a outras organizações sem fins lucrativos, entre eles um grupo Pet Rescue dando comida para animais bem como informações sobre onde as famílias conseguiam manter os gatos e cães enquanto se reinstalavam, porque muitos dos hotéis onde os sobreviventes estavam proibiam animais de estimação.

Na Primeira Igreja Cristã em Rowlett, a equipa de VMs continuou a colaborar na receção e distribuição de camiões de donativos — organizar comida, roupa, água e fornecimentos de forma a dar as necessidades às famílias tão rapidamente quanto possível. Como o esforço de socorro foi transferido para a fase de recuperação a longo prazo, os VMs permaneceram e fizeram tarefas que teriam de outra forma falhado pelo caminho já que outras organizações embalaram e saíram.

Os VMs organizaram voluntários e trabalharam lado a lado removendo os destroços, limpando os bairros, salvando as suas posses e reconstruindo casas.

“O vosso compromisso pessoal e ajuda incansável são exemplares”, escreveu Anthony Massey da Igreja de Deus do Central Park na sua carta de reconhecimento dos Ministros Voluntários pelo seu trabalho. “De manhã cedo até muito depois da escuridão no frio de rachar, estavam constantemente disponíveis e graciosamente dispostos a ajudar com o que fosse necessário fazer.”

Apesar de tudo, o socorro dos Ministros Voluntários ajudou 2470 pessoas diretamente no coração do desastre, e marcou o início de várias novas parcerias, prometendo uma maior ajuda a milhares mais no futuro.



PRECISAMOS DA SUA AJUDA

Os Ministros Voluntários estão a postos a qualquer hora do dia para responder a desastres de todos os tipos. Os donativos vão para as despesas de viagens dos voluntários assim como para os recursos básicos para as vítimas de desastres, incluindo comida, água, tendas e suprimentos médicos. Porque muitos VMs também são treinados com excelente métodos organizacionais, eles ajudam os outros trabalhadores para que as operações progridam tão eficazmente quanto possível numa atmosfera caótica.