Ministro Voluntário de Scientology, de regresso do Haiti, diz que é necessária mais ajuda

O Ministro Voluntário de Scientology, David Dempster, um escocês que vive há quatro anos em Clearwater, Florida, estava no primeiro voo patrocinado por Scientology para o Haiti no dia 16 de janeiro, partindo do Aeroporto Internacional JFK, em Nova Iorque.

O avião transportou mais de 100 médicos, enfermeiros e técnicos de emergência médica para o Haiti, e uma equipa de Ministros Voluntários para apoiá–los no seu trabalho. Mais cinco voos patrocinados por Scientologists forneceram transporte a mais de 600 médicos e pessoal de apoio em aviões doados a partir de Nova Iorque, Los Angeles e Miami. Dempster, que prestou ações de apoio administrativo a médicos, que eram urgentemente necessárias, em dois hospitais de Port–au–Prince, está de regresso à Florida, e reflete sobre as suas experiências ali.

David a trabalhar no Hospital Geral em Port–au–Prince, Haiti
Dempster foi o primeiro a receber atribuições de funções no Hospital Geral de Port–au–Prince. “Ao nos dirigirmos para o hospital, a destruição física que vimos era incrível”, disse ele. “Um residente local disse–me que a maioria dos prédios são feitos de blocos de cimento para proteger contra os danos do furacão, mas isto prejudicou–os no terramoto. Os danos foram agravados pela prática comum de misturar areia extra no cimento para economizar dinheiro. Devido a isso, as paredes simplesmente desmoronaram–se no terramoto.”

No Hospital Geral, a equipa de Dempster deu apoio administrativo aos médicos e enfermeiros de plantão. “Os nossos Ministros Voluntários organizaram a entrada de material médico, ajudaram a acalmar pacientes ansiosos, distribuíram água aos pacientes, carregaram macas, colaboraram em partos e ajudaram com amputações, já que havia muitas”, disse ele. “Tínhamos uma equipa de quatro ou cinco Ministros Voluntários que ajudavam o médico que geria a Unidade de Cuidados Intensivos durante o dia e dois Ministros Voluntários que faziam o turno da noite. Isso causou uma diferença enorme na qualidade de cuidados aos pacientes.”

Dempster também trabalhou no hospital de campanha da Universidade de Miami. A equipa médica tinha chegado ao Haiti, mas sem pessoal de apoio administrativo. Este fazia com que os médicos, enfermeiros e paramédicos estivessem ocupados com funções administrativas e de logística, reduzindo drasticamente os seus cuidados aos pacientes. Para libertar os médicos e enfermeiros, os Ministros Voluntários assumiram uma enorme quantidade de funções de apoio administrativo. A organização de material médico era a primeira necessidade crítica. O material doado tinha sido largado ali, sem estar organizado e identificado, formando montanhas de caixas, e esta situação estava a consumir horas preciosas dos médicos e enfermeiros a tentarem encontrar uma medicação específica, uma pinça ou uma seringa. Os Ministros Voluntários atacaram a confusão da tenda de materiais, classificando e empilhando, organizando e rotulando, e estabelecendo uma linha de distribuição para entrega rápida dos materiais necessários ao pessoal médico. Esta gestão da tenda de materiais pelos Ministros Voluntários de Scientology permitiu a médicos e enfermeiros gastar o seu tempo a tratar dos pacientes, com muitas vidas salvas como resultado direto disto.

Outra área de grande necessidade era a organização e realização da triagem: o registo dos pacientes que chegam, dar–lhes uma pulseira identificadora, e registar as lesões visíveis para que os médicos e enfermeiros pudessem mais rapidamente avaliar as prioridades. Dempster foi encarregado dos Ministros Voluntários nesta área, substituindo uma enfermeira que tinha estado a fazer isto. “Ela ficou muito aliviada por poder continuar com as suas funções como enfermeira”, disse ele, “enquanto nós, os Ministros Voluntários, cuidavam de assuntos administrativos e de logística”. De regresso à Florida, Dempster diz que o trabalho que ainda há para fazer é enorme e ele encoraja outros a se voluntariarem.