Quem são os Ministros Voluntários de Scientology?

O programa do Ministro Voluntário (VM) foi lançado há mais de trinta anos, em resposta a um apelo do fundador de Scientology L. Ron Hubbard.

Observando uma descida enorme no nível de ética e moral na sociedade, e o resultante aumento de drogas e crime, o Sr. Hubbard escreveu: “Se alguém não gosta do crime, da crueldade, da injustiça e da violência nesta sociedade, ele pode fazer algo acerca disso. Pode tornar–se um MINISTRO VOLUNTÁRIO e ajudar a civilizar a sociedade, proporcionando–lhe consciência, bondade, amor e libertação do seu sofrimento espiritual, instilando–lhe confiança, decência, honestidade e tolerância.”

Consequentemente, além de viajar para onde quer que haja desastres, Ministros Voluntários trabalham com funcionários públicos nas suas próprias comunidades, contribuindo para melhorar as condições na vizinhança. Os seus centros de informação e formação são tendas de uma cor amarela viva abertos ao público em eventos e feiras de fim de semana, onde qualquer pessoa pode se inscrever num curso ou seminário que é entregue na própria tenda. 

Exibe apresentações informativas extensivas do conjunto completo de ferramentas para a resolução de qualquer situação — desde salvar estudantes que se estão a sair mal ou fazer com que toxicodependentes deixem a droga, a salvar relações problemáticas ou resolver conflitos humanos.

Os Ministros Voluntários entregam também seminários para polícias, bombeiros e organizações para recuperação de desastres com os programas da comunidade local, bem como através de Tournées de Boa Vontade, viajando de cidade em cidade, com as suas tendas.

Então, se estiver trabalhando numa tenda na vizinhança ou numa aldeia a 16 mil quilómetros de distância, os Ministros Voluntários vivem todos segundo o mesmo lema: “Há Sempre Algo que se Pode Fazer.”

Devido à sua coragem, compaixão e formação, eles se tornaram imprescindíveis em momentos de maior necessidade humana — viajando pelo mundo para ajudar às pessoas que perderam tudo num terremoto, tsunami, furacão, inundação ou algo parecido.

Isso inclui um grupo de várias centenas na Zona de Impacto em poucas horas após a tragédia do 11 de setembro. Isto inclui também mais de 500 voluntários de 11 nações no Sudeste Asiático, na sequência do tsunami e mais de 900 Ministros Voluntários a apoiar as vítimas em Louisiana e Mississippi, no rescaldo dos furacões Katrina e Rita.

Da mesma maneira, durante a catástrofe do terremoto no Haiti, a Igreja de Scientology e os seus paroquianos trouxeram por avião vários carregamentos de suprimentos médicos e comida extremamente necessários. Para além disso, eles levaram centenas de médicos e Ministros Voluntários para ajudar os haitianos a lidar com as suas perdas e a reconstruir as suas vidas.

Os Ministros Voluntários também treinaram e trabalharam em parceria com mais de 1000 grupos, organizações e agências diferentes ao redor do mundo, incluindo a Cruz Vermelha, FEMA, Guarda Nacional, Cadetes do Exército, Exército de Salvação, Escuteiros, Clubes Rotary, defesa civil e agências de gestão de desastres, YMCAs, polícias e bombeiros de dezenas de cidades e vilas e mais algumas centenas de grupos e organizações nacionais e regionais.