Scientology ajuda com primeiros socorros jovem haitiano a obter uma prótese de perna, em New Haven

Médico profissional e Ministro Voluntário Ayal Lindeman, a trabalhar no Haiti pouco tempo depois do terramoto a 12 de janeiro, está a cumprir hoje com a sua promessa para com um homem haitiano cuja perna foi amputada para salvar a sua vida. 

Ralf e Ayal no Hospital de Tendas da Universidade de Miami em Port–au–Prince
Ralph, Mary Gedeon, de 22 anos, estava a frequentar aulas numa escola de engenharia em Port–au–Prince a 12 de janeiro, quando a sua escola desabou durante o terramoto, soterrando–o vivo. O seu pai, Raphael Gedeon, correu para a escola e freneticamente subiu as montanhas de entulho, chamando o nome do seu filho uma vez após outra até que ouviu Ralph–Mary chorando nos escombros. Durante horas, Raphael usou as suas mãos para tentar tirar Ralph para fora dos escombros. Impossibilitado de mover os destroços pesados, ele correu para pedir ajuda de amigos e, juntos, eles removeram os escombros, de metal e poeira. Somente um dia e meio depois, eles finalmente chegaram a Ralph.

Seriamente ferido e com a sua perna esquerda esmagada, eles levaram–no para o Hospital Geral em Port–au–Prince, onde encontraram Ayal Lindeman.

Lindeman enfermeiro, técnico de emergência médica, e Ministro Voluntário de Scientology treinado em casos de catástrofe, tinha chegado ao Haiti poucos dias depois do terramoto, num voo patrocinado por Scientology. Um dos primeiros aviões de transporte permitidos no país, trouxe mais de 100 médicos haitianos, enfermeiros e paramédicos e um corpo de apoio de Ministros Voluntários para auxiliar na prestação de cuidados médicos. Devido à sua formação, Lindeman foi nomeado para dirigir a organização da unidade de terapia intensiva do Hospital Geral.

Enfrentando as piores condições que já havia encontrado, este veterano de operações de resgate, no 11 de setembro, na Zona de Impacto, nos furacões Katrina e Rita, e outros desastres terríveis, Lindeman formou uma equipe de médicos e profissionais de Ministros Voluntários de Scientology e começou a limpar as enfermarias e a organizar linhas de abastecimento alimentar e estabeleceu prioridades de cuidados de pacientes para os médicos sobrecarregados. Enquanto os médicos lutavam por salvar vidas em salas de operação primitivas, Lindeman e a sua equipa atenderam pacientes deitados em colchões sujos com fluidos corporais e sangue, alguns deles tinham estado dias sem comer e beber.

Lindeman reparou no Ralph–Mary Gedeon e no seu pai, Raphael, que nunca deixou de estar ao lado do seu filho, mas pouco podia fazer para aliviar a dor excruciante da ferida na perna do seu filho. Lindeman sabia que mesmo as doses massivas de antibióticos que Ralph estava a tomar não salvariam a sua perna. Os seus rins estavam a falhar. Só amputando a perna poderia salvar a vida do jovem.

Mas ser um amputado no Haiti significa viver a vida como um marginalizado. Ele não seria capaz de terminar o curso de engenharia. Ele seria dependente de outros para o resto da sua vida. Ralph–Mary disse que preferiria morrer.

Lindeman, ao reparar no grande amor do pai, disse a Ralph: “Você tem que viver uma vida longa, pois um dia o seu pai vai precisar de você da mesma maneira que você precisa dele hoje.” Ele prometeu a Ralph que se ele fizesse a cirurgia, ele iria pessoalmente fazer todo o possível para que ele tivesse uma prótese e fizesse fisioterapia para poder um dia mais tarde ter uma vida normal. Ralph passou através da operação — amputando parte da perna até meio da coxa.

Para manter a sua palavra, Lindeman contactou um antigo colega de Curso, o Dr. David Gibson, um cirurgião ortopédico que leciona na Universidade de Yale e pratica no Hospital de São Rafael, em New Haven. Dr. Gibson concordou em tomar conta do caso. O Hospital de São Rafael concordou em cobrir os custos da estadia.

Lindeman, em seguida, contactou a Sociedade Internacional de Aeronaves de Transporte de Negociação (ISTAT)/ Airlink que combinou com o dono de um jato particular para trazer Ralph para os Estados Unidos. Ele também obteve um visto médico para ele. Lindeman e Ralf chegaram a Connecticut. A American Medical Response (AMR) forneceu uma ambulância do Aeroporto Tweed em New Haven para o hospital.

Ayal Lindeman está a viver o lema do Corpo de Ministros Voluntários de Scientology: Há sempre Algo Que Se Pode Fazer.