Voluntários de Scientology da Austrália ajudam vítimas do terramoto de Sumatra — Parte II

A equipa de Ministros Voluntários de Scientology da Austrália, que viajou até Sumatra para ajudar aquelas pessoas cujas vidas foram despedaçadas pelo sismo de 30 de setembro continuaram com o seu trabalho na cidade de Padang e aldeias na periferia. Depois de terem passado o primeiro dia a dar assistência num abrigo e hospital local, a equipa dirigiu–se para as aldeias que sofreram o maior impacto do terramoto.

Eles acordaram de madrugada para chegar às aldeias na montanha antes que o trânsito nas estradas superlotadas tornassem as viagens impossíveis. Durante todo o caminho eles estavam deslumbrados com a beleza da paisagem e a contrastante devastação: todas as casas por onde eles passaram estavam danificadas, ou completamente destruídas: paredes que faltavam, janelas estilhaçadas.

Ao longo de todo o percurso, viram pessoas acampadas ao lado das suas casas em ruínas. Recusando–se a abandonar os seus bens, mas com medo de voltar para dentro, eles tinham montado tendas, onde continuavam o melhor que podiam.

Os Ministros Voluntários de Scientology chegaram a um acampamento improvisado onde muitas famílias se tinham reunido. Os voluntários pararam para ajudar, primeiro através da distribuição de comida que tinham colocado no carro antes de sair da cidade; depois mostrando às famílias como entregar as ajudas de Scientology, procedimentos desenvolvidos por L. Ron Hubbard, que proporcionam alívio ao abordarem os factores emocionais e espirituais do stress, trauma, doenças e ferimentos.

Continuando a subir a estrada da montanha eles chegaram a um campo de refugiados onde o pessoal do governo e voluntários ajudaram a descarregar o material que eles tinham trazido.

Os Ministros Voluntários atravessaram o campo, para descobrir o que os refugiados mais necessitavam. Quando eles descreveram as ajudas de Scientology, muitos entre os desalojados não só queriam experimentá–las, mas também queriam aprender a entregá–las para que pudessem ajudar os outros. E foi exatamente isso que fizeram. A mudança no espírito do acampamento foi imediata e surpreendente, visto que tinham transformado a atmosfera de preocupação e tristeza em otimismo e esperança: muitos sorrisos, muitas pessoas a ficarem melhor.

À medida que mais pessoas recebiam as ajudas, a palavra espalhava–se e a multidão crescia. Pessoal da polícia e militares vieram ver o que estava a acontecer, e eles também fizeram fila para receber ajudas. Os resultados foram tão surpreendentes que o responsável convidou os Ministros Voluntários de Scientology para colocarem a sua bandeira em frente da sede do acampamento para que todos soubessem que poderiam ir lá para receber ajuda.

Depois de muitas horas no acampamento, os Ministros Voluntários de Scientology voltaram para Padang, prometendo regressar. Mas o seu trabalho estava longe de terminar nesse dia. Eles voltaram para o hospital, onde tinham trabalhado no dia anterior, onde deram ajudas de Scientology àqueles que eles tinham ajudado e a pacientes novos.

Nesse dia, equipas de resgate tinham encontrado uma criança que tinha estado enterrada nos escombros durante dois dias. O seu corpo era uma massa de hematomas e feridas abertas, ossos partidos e gangrena. Desesperada, ela não sabia onde estava; pensava que ainda estava presa nos escombros. Os gritos de “Ajudem–me, ajudem–me, tirem–me daqui”, encheram a enfermaria. Nos seus esforços para se libertar ela tinha tentado tirar a agulha intravenosa do braço e os enfermeiros tinham–lhe amarrado os braços à cama.

Os Ministros Voluntários de Scientology perceberam que a criança precisava de uma Ajuda Locacional. O choque tende a colocar a atenção da pessoa em incidentes dolorosos ou angustiantes do passado. As Ajudas Locacionais ajudam uma pessoa a orientar–se no seu ambiente atual, e então o alívio que as vítimas traumatizadas podem experimentar com este tipo de ajuda é muitas vezes bastante surpreendente.

A menina apercebeu–se logo onde estava, mas as dores eram tão intensas que ela ainda estava fora de si. O Ministro Voluntário continuou a ajudá–la por várias horas, dando–lhe várias ajudas de Scientology, procedimentos que são conhecidos como “primeiros socorros espirituais”.

Aos poucos, a menina começou a relaxar. Ela parou de gritar e de se debater e por fim adormeceu — pela primeira vez desde que foi resgatada e, provavelmente, desde o terramoto. O seu irmão, ao seu lado, desde que a equipa de resgate a tinha encontrado, aprendeu a dar–lhe ajudas para que ele pudesse continuar a ajudá–la.

Prometendo voltar no dia seguinte, os Ministros Voluntários de Scientology despediram–se no final de um dia cansativo, mas recompensador.

Quando ele criou o programa de Ministros Voluntários de Scientology em 1976, L. Ron Hubbard escreveu: “Um Ministro Voluntário não fecha os olhos à dor, ao mal e à injustiça da existência. Pelo contrário, está treinado para lidar com essas coisas e ajudar os outros a conseguirem libertar–se delas e obter igualmente uma nova força pessoal.” Os Ministros Voluntários de Scientology que serviram em Sumatra realmente vivem de acordo com esta citação.