LUZES BRILHANTES NA TEMPESTADE, AS CRIANÇAS APRENDEM A AJUDAR OS OUTROS

As crianças na Indonésia aprendem como dar Ajudas de Scientology umas às outras — e encontram calma e felicidade — no rescaldo do desastre.

Quando uma série de terramotos atingiu a Indonésia, os Ministros Voluntários trouxeram aos jovens o alívio necessário para o trauma.

A ilha de Lombok, na Indonésia, foi aterrorizada por uma série de terramotos e centenas de réplicas durante um período de semanas, resultando em mais de 500 mortos e mais de 42 000 casas e 450 escolas danificadas ou destruídas.

Enquanto as pessoas recompõem as suas vidas, os Ministros Voluntários atenderam às suas necessidades físicas imediatas, fornecendo alimento, água e roupas. Foi logo evidente que os sobreviventes estavam a sofrer mais de trauma emocional. Alguns não conseguiam dormir durante semanas, antecipando o próximo sismo, e a educação por toda a ilha estava num impasse, com crianças e professores tendo receio de voltar à escola.

O Encarregado dos VMs indonésios, Abdi Surbakti, percebeu que o seu povo precisava de “alívio do trauma” — Ajudas de Scientology para aliviar o medo e a ansiedade. Mas ele precisava duma estratégia para alcançar a população: “Ao alcançar os alunos da escola e treiná‑los, podemos fazer com que os alunos treinados ensinem as suas mães. Depois as mães podem ajudar os pais.”

O Surbakti contactou uma primeira escola e organizou um workshop para 250 alunos. Como as salas de aula não eram seguras, a equipa de VMs reuniu‑os nos corredores e ensinou‑os a fazer Ajudas de Scientology. Os resultados foram imediatos e miraculosos: os medos e a apatia persistentes dos alunos foram transformados em sorrisos e numa atividade animada. Ao ver a mudança, o diretor comentou: “Isto é importante para ajudar os alunos com o seu trauma após o terramoto. Ao aprender isto, espero poder reduzir o medo — não apenas para os alunos, mas nós professores também estamos traumatizados, por isso precisamos definitivamente disto.

O workshop piloto foi um sucesso. Os VMs começaram a visitar sistematicamente escolas, da primária à secundária, entregando os workshops de alívio de traumas de Scientology.

Então, a 1650 quilómetros de distância, na cidade costeira de Palu, Sulawesi, houve um terramoto de magnitude 7.5, criando um tsunami na sua esteira e matando cerca de 4340 pessoas. O Surbakti passou os workshops escolares em Lombok para uma equipa local que ele tinha treinado e voou para Palu. A cena lá era a mesma. Um VM disse: “Algumas das escolas de Palu ainda não estão ativas devido aos recentes tremores e ainda se lembram de uma das escolas a ser engolida pela lama durante o terramoto.”

A equipa dos VMs replicou o padrão de Lombok e criou imediatamente workshops de alívio de traumas nas escolas. Os resultados foram igualmente miraculosos. Um VM observou: “Os alunos sentem‑se mais alegres depois das Ajudas. Eles sentem‑se como se tivessem renascido. Da mesma forma, quando os professores dão Ajudas aos seus filhos em casa, as crianças adoram as Ajudas e querem mais.”

“Ao aprender isto, espero poder reduzir o medo — não apenas para os alunos, mas nós professores também estamos traumatizados, por isso precisamos definitivamente disto.”

O diretor da Escola Secundária n.º 3 de Palu disse: “Durante todo este tempo, ninguém veio a esta escola com este tipo de programa. Isto é algo por que temos esperado, para que os nossos alunos possam voltar à vida novamente.”

Em Palu, os VMs também treinaram e designaram 14 diretores e professores de escolas como Encarregados Comunitários para cuidar de toda a sua comunidade — além dos seus alunos imediatos — para continuar o treino e prestação de Ajudas depois dos VMs partirem.

Ao todo e muito além de todas as outras formas de ajuda que os VMs trouxeram a 84 360 vidas em Lombok e Palu, as suas atividades resultaram na entrega de 21 237 Ajudas que restauraram vidas e 8815 novas pessoas treinadas para continuar a tecnologia de cura.



AJUDE A RESTAURAR A ESPERANÇA

AJUDE A RESTAURAR A ESPERANÇA

Os Ministros Voluntários estão a postos por todo o globo e a qualquer hora do dia para responder a quaisquer e todos os desastres. A sua contribuição financiará a viagem dos voluntários, assim como comida, água, tendas e suprimentos médicos para as vítimas dos desastres.